SAÚDE, ECOLOGIA & MEIO AMBIENTE -


Projeto de lei quer proibir agricultores de produzir, distribuir e armazenar sementes

O Projeto de Lei 827/2015 propõe o pagamento de royalties sobre espécies de plantas que foram alteradas, como as híbridas / Lilian Campelo

PL em tramitação no Congresso quer estabelecer royalties para agricultores que plantem as chamadas cultivares

A troca, a livre distribuição e o armazenamento das melhores sementes é uma das práticas mais comuns das comunidades tradicionais, mas esta herança cultural do cultivo corre sérias ameaças. Isso porque o Projeto de Lei (PL) 827/2015, conhecido como Projeto de Lei de Proteção aos Cultivares, quer passar para grandes empresas o controle sobre o uso de sementes, plantas e mudas modificadas.



NOTÍCIAS | SAÚDE, ECOLOGIA & MEIO AMBIENTE



Decisão do STF: amianto deve ser proibido em todo o país



Em retomada do julgamento, Corte Suprema ratificou posicionamento, por maioria, contra o produto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (29) que o uso do amianto deve ser proibido no país. A Corte Suprema julgava ações relativas ao tema envolvendo alguns estados e a cidade de São Paulo, onde a produção e comercialização já são proibidos, mas acabou rediscutindo um item controverso relativo a uma lei federal de 1995. "Dia histórico", escreveu em rede social a ativista e auditora-fiscal aposentada Fernanda Giannasi, celebrando a vitória no "dia D".




Syngenta patrocina viagem de parlamentares ruralistas brasileiros à Suíça



Viagem ocorreu após proibição de uso no Brasil de substância produzida pela empresa transnacional

Parlamentares brasileiros integrantes da bancada ruralista realizaram uma viagem à Suíça com o apoio da transnacional Syngenta, uma das maiores produtoras de agrotóxicos. A visita ao país ocorreu após a Agência Nacional da Vigilância Sanitária proibir o uso e comercialização do paraquate, agrotóxico banido em diversos países.




Em novo livro, jornalista Carey Gillam joga luz na batalha contra o agrotóxico



Entre os assuntos abordados, a autora faz uma análise dos perigos potenciais do glifosato e das iniciativas da Monsanto

Quer começar uma briga em uma feira estadual, em um show de agricultura, ou em uma reunião da Comissão Europeia? Faça com que fazendeiros, consumidores e políticos discutam engenharia genética e o uso de pesticidas. Todos esses tópicos entrelaçados compreendem um dos debates mais controversos sobre alimentação e agricultura da última década.




Quer pagar quântico? A dualidade da picaretagem!



Nada mais picareta que o termo quântico. Existe tudo quântico. Dieta quântica, receita quântica, vida quântica, quântico quântico, tudo é quântico!

Depois que os pseudocientistas conheceram o termo, não largaram mais o osso; e o Brasil, a Terra da Pseudociência até nas Universidades, não está livre de um bando de charlatões que vivem da credulidade burra das pessoas.




Menopausa: folhas da amoreira são repositoras naturais de hormônios femininos



A planta também tem propriedade antibacteriana; doutora em botânica explica como preparar o chá para obter os benefícios

Encontrar manchinhas roxas pelas calçadas da cidade é um dos pequenos prazeres para os adoradores de amora. Apesar de ter origem asiática, a planta se adaptou bem às condições climáticas do Brasil e dá frutos de setembro a março.




CTNBio "é uma farsa", diz membro da entidade que avalia uso de transgênico no Brasil



Cientista Antônio Andrioli denuncia interesses por trás das decisões tomadas pelos do núcleo: "é um faz de conta"

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), “é uma farsa”, diz Antônio Andrioli, membro do colegiado responsável por avalizar o uso de transgênicos no país, entre outras coisas.