Dr. Roberto B. de Quadros

+ ARTIGOS

CONTATO

















Tireoide & Coração


A tiroide libera os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) estimulada pelo hormônio estimulador da tireoide-tireotropina (TSH) oriundo da hipóse cerebral.

Quando esta diminuída na tireoide a liberação dos hormônios define-se o hipotireoidismo sem suas consequências no organismo em geral e no sistema cardiovascular.





+ ARTIGOS

CONTATO




DR. ROBERTO B. DE QUADROS - MEDICINA INTERNA - CARDIOLOGIA



Saúde da Mulher após os 40 anos



O conceito de fragilidade do sexo feminino está ultrapassado. Em média a mulher brasileira vive oito a 10 anos mais do que o homem. Contudo, é necessário salientar que algumas patologias incidem em maior número na mulher (exemlplo: osteoporose 70) e outras somente no sexo feminino (câncer de mama).

A mulher, na atualidade, compete com o homem em todos os setores profissionais, empresariais, políticos, etc.. E por isto também estão submetidas ao estresse vigente no mundo.




Saúde Global



Nosso corpo não é um simples amontoado de órgãos com vida independente. Para entender realmente o funcionamento de um órgão seja ele nosso cérebro, coração e todos outros, necessitamos ter o conceito de que a saúde global não depende da função de um só, por mais nobre que possa ser considerado.




O Exercício Físico na Insuficiência Cardíaca



As estruturas e cavidades internas do coração são revestidas por um conjunto de fibras musculares constituindo o chamado miocárdio.

Quando ele perde sua capacidade de bombear o sangue para a circulação geral fica estabelecida a insuficiência cardíaca.




Cardiomegalia



O coração está dividido em quatro compartimentos: Aurícula esquerda ou átrio esquerdo;

  • Aurícula direita ou átrio direito;

  • Ventrículo direito;

  • Ventrículo esquerdo.



  • CARDIOMEGALIA

    É o termo usado para definir um aumento no volume do coração, seja às custas de um de seus compartimentos ou até de todos. Neste último caso temos a CARDIOMEGALIA GLOBAL.




    + ARTIGOS DR. ROBERTO B. DE QUADROS
















    Todos os direitos reservados ao Portal Novos Rumos - © Copyright 2015 - Desenvolvido por WDNR