Cardiomegalia - Dr. Roberto B. de Quadros

+ ARTIGOS

CONTATO


















Cardiomegalia


O coração está dividido em quatro compartimentos: Aurícula esquerda ou átrio esquerdo;

  • Aurícula direita ou átrio direito;

  • Ventrículo direito;

  • Ventrículo esquerdo.



  • CARDIOMEGALIA

    É o termo usado para definir um aumento no volume do coração, seja às custas de um de seus compartimentos ou até de todos. Neste último caso temos a CARDIOMEGALIA GLOBAL.

    A Cardiomegalia Global tem por principal causa a INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, que pode ser classificada em:

  • GRAU I: Nas atividades normais ou habituais não surgem sintomas como dispnéia (falta de ar) ou fadiga;

  • GRAU II: Nas atividades normais ou habituais o paciente já apresenta pequena limitação;

  • GRAU III: Existe limitação nas atividades habituais, mas não em repouso;

  • GRAU IV: Mesmo em repouso há falta de ar (dispnéia).

  • A CARDIOMEGALIA pode resultar de patologia congênita, ou seja, o nascimento já veio marcado por um defeito em uma das aurículas ou ventrículos, ou nas válvulas existentes no coração: Mitral, Aórtica e Tricúspide.

    A Cardiomegalia Global resulta também de doenças não originadas no coração, como por exemplo LÚPUS ERITEMATOSO, ARTRITE REUMATÓIDE, DISTROFIA MUSCULAR PROGRESSIVA (doença que atinge progressivamente todos os músculos: e o coração é formado por músculos!).

    São causas ainda de Cardiomegalia: doenças da tireóide, como o HIPOTIREOIDISMO, a amiloidose, a hemocromatose, leucemias, carcinoma metastático (com origem em outro órgão, vindo a localizar-se no coração).




    A Cardiopatia Isquêmica em fase avançada e a Hipertensão Arterial Sistêmica por vários anos podem levar à Cardiomegalia às custas do crescimento ventricular esquerdo.

    A Cardiomegalia com aumento da Aurícula Esquerda pode ocorrer por causa congênita, tal como a comunicação auricular indevida (neste caso, desde o nascimento o coração tem um pequeno orifício na parede entre as aurículas). Se da mesma forma existir defeito semelhante entre os ventrículos (comunicação intraventricular) também ocorre Cardiomegalia.

    A estenose de válvula mitral (válvula que dá passagem do sangue da Aurícula Esquerda para o Ventrículo Esquerdo) pode torná-la incapaz de realizar sua função, causando a Insuficiência Mitral, com consequente Cardiomegalia.

    São causas de Cardiomegalia às custas do ventrículo direito as doenças congênitas que levem à insuficiência da válvula tricúspide, a doença pulmonar obstrutiva crônica e a Hipertensão Pulmonar.

    MEIOS DE DIAGNÓSTICO DE CARDIOMEGALIA

    Em primeiro lugar as situações clínicas apresentadas com os sintomas analisados pelo médico e confirmados por elementos eletrocardiográficos que apontam possíveis crescimentos de partes ou de todo o coração, o Rx comum de tórax, o ecocardiograma e outros métodos de diagnóstico por imagem.

    Fonte: Revista Novos Rumos Ciência & Saúde






    Comentários:



    Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem 1 mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

    Código do Artigo: RQ1110151




    + ARTIGOS DR. ROBERTO B. DE QUADROS
















    Todos os direitos reservados ao Portal Novos Rumos - © Copyright 2015 - Desenvolvido por WDNR