Saúde Global - Dr. Roberto B. de Quadros

+ ARTIGOS

CONTATO






Saúde Global


Nosso corpo não é um simples amontoado de órgãos com vida independente. Para entender realmente o funcionamento de um órgão seja ele nosso cérebro, coração e todos outros, necessitamos ter o conceito de que a saúde global não depende da função de um só, por mais nobre que possa ser considerado.

O conceito de saúde já especifica ser um equilíbrio dinâmico entre o organismo (conjunto de todos órgãos) e seu ambiente, proporcionando dentro da normalidade ambiental e genética um ciclo vital normal em todas fases de idade. Esta conceituação reverte nossa atenção para em cada fase: infância, juventude, maturidade e também na fase do envelhecimento. As ciências médicas se aprimoram cada vez mais aplicando em conjunto todos conhecimentos dos seus vários ramos na prevenção das possíveis ocorrências patológicas. As atitudes de prevenção e da boa saúde do ser humano obriga que todos conhecimentos sejam aplicados desde a fase da fertilização, desde o feto, embrião e período gestacional. Desta forma todos conhecimentos de genética, saúde ambiental, conhecimentos de imunologia obrigam a estarem unidos. Quando uma gestante faz o pré natal, a saúde do novo ser dependerá em si desde sua geração e dos cuidados que tiver tomado antes da concepção. A vida é conceituada como saudável quando mantida, desde sua concepção até o que denominamos morte ou seja até o que denominamos FINITUDE. Os organismos chegam a um tempo que não tem mais condições de funcionar. FILÓSOFOS, ESCRITORES, E RELIGIOSOS DISCUTEM ESTE ATRAENTE TERMO.

A saúde global para ser mantida, requer que cuidemos da vitalidade do ser humano desde os cuidados e aplicações dos cuidados a gestante e naturalmente ao recém nato, sua infância, juventude e maturidade ate a chamada velhice. Assim do nascimento ate nossa morte física todos estudos e conceitos de higienização ambiental, imunização, alimentação adequada inclusive usando conhecimentos de nutrientes e antioxidantes devem merecer aplicação constante em todo período da vida.




Desta forma a Medicina Preventiva deve ser aplicada ao sexo masculino e feminino desde o período gestacional, neo natal, infância, juventude, maturidade e velhice.

A Revista Novos Rumos, no ano que estamos encerrando, através de seus colaboradores questionou em seus diversos artigos quais as melhores técnicas, métodos, conhecimentos, tabelas e providencias para manter uma saúde digna de ser bem vivida com alegria e bem estar. A SAÚDE GLOBAL deve ser mantida não só por meio de medicamentos, alimentos, exercícios físicos adequados porém também e essencialmente com uso de métodos psicológicos e da neurociência. Devemos usar todos recursos mencionados acima, analisando e introduzindo em nossas vidas todos estes conhecimentos e usando tudo que for possível para evitar o stress da vida diária pois sabemos que ele pode desencadear varias patologias que se tornam fatais.

Encerrando este artigo desejo que todos meus gentis leitores possam ter os festejos do Natal com alegria, paz, saúde e que o alvorecer e transcurso do Novo Ano de 2015 sejam repletos dessas felicidades e possamos todos seguir cumprindo com os conhecimentos registrados até agora e que a Humanidade possa gozar também de uma convivência pacífica, harmoniosa e repleta de novidades que tornem nosso planeta terreno propicio para a felicidade de todos habitantes.

Fonte: Revista Novos Rumos Ciência & Saúde






Comentários:



Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem 1 mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

Código do Artigo: RQ1110153






















Todos os direitos reservados ao Portal Novos Rumos - © Copyright 2015 - Desenvolvido por WDNR