Dra. Sandra Marenco

+ ARTIGOS

CONTATO

















Alimentos ou medicamentos?


Não são raros os casos de pessoas consumindo inúmeros tipos de medicamentos diariamente com o propósito de minimizar efeitos indesejados de patologias ou de acometimentos sazonais. Quando os medicamentos são prescritos por profissionais e acompanhados pelos mesmos (seja nas reduções ou aumentos de doses), ainda não há motivos para preocupações. Mas muitas vezes o paciente resolve alterar doses por conta própria ou até abolir o uso por entender que está bem (caso de medicamentos para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, entre outras). O oposto também ocorre, ou seja, por indicação de familiares ou amigos, passa a consumir medicamentos para suas doenças sem uma opinião balizada.





+ ARTIGOS

CONTATO




DRA. SANDRA MARENCO - NUTRICIONISTA CLÍNICA



Você sofre de mau humor?



Existem indivíduos que estão sempre mal-humorados, ranzinzas, impacientes e irritados. Muitas vezes não há motivo aparente para isso e nem eles mesmo sabem por que se sentem assim. Este problema acomete cada vez mais pessoas e parece ser contagiante (ou acaba afastando aqueles que convivem com o mal-humorado).




Mente magra, corpo magro



O Novo Ano chegou. E falar em “Novo” sempre nos remete a novos planos, novas promessas, vida nova. Na verdade a vida segue seu curso, nada muda, mas as esperanças se renovam na virada do Ano em busca da concretização de nossos sonhos. Faz parte do ser humano. E na famosa lista de mudanças, fatalmente está a meta “EMAGRECER”. Emagrecer faz parte das listas de Ano Novo, das segundas-feiras, da virada do mês, do início de temporada, início de férias, final de férias...e tantos outros momentos.




Ação da Vitamina D na saúde óssea



A vitamina D exerce importante papel na manutenção da saúde óssea; podemos obtê-la através do contato com o sol ou pela ingestão de alguns alimentos, sendo que no mínimo 80% das necessidades diárias são supridas com a exposição solar. Quando sintetizada através da pele, uma molécula precursora existente na mesma, sob a ação dos raios ultravioletas, transforma-se numa forma inativa da vitamina D. Quando ingerida através dos alimentos é absorvida com as gorduras no intestino, com auxilio da bile. Ambas as formas são transportadas pela corrente sanguínea até o fígado e transformadas em sua forma ativa. Os principais locais de armazenamento são o fígado, pele, cérebro, ossos.




+ ARTIGOS DRA. SANDRA MARENCO














Todos os direitos reservados ao Portal Novos Rumos - © Copyright 2015 - Desenvolvido por WDNR