A velhice


É uma vergonha para esta sociedade que a si mesma se julga civilizada permitir que anciões trabalhem ou que cegos e velhos mendiguem pelas ruas para não morrer de fome.



O problema da velhice não poderá ser jamais resolvido isoladamente. Se se quiser resolver de verdade o problema da velhice, será necessário se compreender a fundo a raiz do problema.

O seguro social pode resolver o problema da velhice, porém precisa passar por uma transformação porque assim como está não é seguro.

Se quisermos transformar o seguro, se quisermos que o seguro resolva todos os problemas de aposentadoria, pensão, etc., incluindo o problema vital da velhice, teremos de compreender a imperiosa necessidade de um real pressuposto para o seguro.

O seguro precisa coparticipar do tributo fiscal que o estado obtém da produção e do consumo. Cada cidadão da sociedade deve ter direito ao seguro desde o dia de seu nascimento. Deve existir coparticipação nos impostos e tributos fiscais entre o estado e o indivíduo. O dinheiro para a aposentadoria, pensões, etc., incluindo o seguro para a velhice, deve sair da produção em seu estado primário e do consumo ao ser repartida entre o povo. Assim quanto mais se consome, mais se poupa, dado que o indivíduo terá direito a coparticipar dos impostos.

A maior grau de consumo, maior grau de produção. A maior grau de consumo e produção, maior grau de impostos e economia nacional. Da economia nacional sairá todo o dinheiro necessário para o seguro à velhice.

Todo ancião deve ter sua casa própria e uma pensão para viver. É criminoso encerrar os pobres velhos em horríveis asilos que mais parecem chiqueiros de porcos.

Todo ancião viveu e por isso consumiu e produziu. Os impostos sobre a produção e o consumo constituem a economia para velhice. Todo ancião pelo fato de ter vivido e trabalhado é claro que produziu e consumiu.

Todo ancião dever ter direito a uma pensão e a uma casa para viver decentemente. Não será uma esmola que se estará dando aos velhos. Cada ancião tem o direito de reclamar seus direitos.

Os asilos para velhos parecem mais uns cárceres imundos onde são encerrados os infelizes.

O ancião deve ter direito ao seguro social, porém o seguro para que seja seguro e possa resolver o problema da velhice deverá passar por uma transformação porque assim como está não serve.

É uma vergonha para esta sociedade que a si mesma se julga civilizada permitir que anciões trabalhem ou que cegos e velhos mendiguem pelas ruas para não morrer de fome.

Hoje em dia, o seguro social não está servindo para nada. Somente mediante uma verdadeira transformação poderá o seguro resolver este difícil problema da velhice.

O sistema de poupar gastando, permite através dos impostos à produção e ao consumo a economia nacional e individual, com a qual cada um terá direito a sua aposentadoria por velhice.

É estúpido querer se resolver o problema da velhice de forma isolada. Há necessidade de se estudar toda a engrenagem econômica e se transformar o seguro a fim que realmente possa ser seguro.

Os anciões precisam de pão, agasalho, refúgio, médicos e medicamentos, sãs diversões, etc. Hoje, ainda não existe democracia e não existirá enquanto não se tenha resolvido o problema da velhice.

Precisamos criar a legítima democracia porque a atual não é democracia.

Fonte: Samael Aun Weor


Acompanhe Portal Novos Rumos no Twitter e no Facebook.






Comentários:



Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores.

Código da Notícia: NE0705202