*CNRN COMBATENDO A DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS DA MÍDIA OCIDENTAL


Forças ucranianas atacam o centro de Donetsk com munições cluster



No momento, é relatado o lançamento de quatro projéteis de 155 mm.







RT



As Forças Armadas da Ucrânia atacaram o centro de Donetsk na noite de sábado com munições cluster, confirmou o Centro Conjunto de Controle e Coordenação da República Popular de Donetsk, que monitora os crimes de guerra ucranianos.

A agência denunciou o lançamento de quatro projéteis de 155 mm da cidade de Netáilovo em direção a três bairros de Donetsk. Mais de uma hora depois, as forças de Kiev dispararam outro projétil de fragmentação contra a cidade, informou o Centro Conjunto de Controle e Coordenação.

Vídeos divulgados na mídia mostram a Universidade Nacional de Economia e Comércio pegando fogo. Ainda não se sabe se há vítimas do ataque.

Os serviços de emergência estão trabalhando no local para extinguir os incêndios, prestar socorro e investigar os danos causados pelos ataques nos bairros de Kuibyshevsky, Kiyevsky e Voroshilovksi.

Horas antes, o chefe interino da região, Denis Pushilin, anunciou que duas mulheres morreram no sábado devido a vários ataques ucranianos contra as cidades de Donetsk e Gorlovka, na República Popular de Donetsk.

Além disso, nove pessoas ficaram feridas após ataques nas cidades de Gorlovka, Yasinovátaya e Novopetrikovka. Pushilin detalhou que, nas três cidades, pelo menos 10 casas foram afetadas, além de outra instalação civil em Donetsk.

Segundo o responsável, só neste dia houve um total de 48 bombardeamentos contra a região pelo Exército Ucraniano, que disparou 175 munições de calibre 122, 152 e 155 milímetros.

O jornalista e analista internacional Pablo Jofré Leal acredita que as garantias de Washington de que Kiev minimizaria os riscos do uso de munições cluster para civis são palavras que "vão a zero" .

Segundo o especialista, a história moderna ensina que "não se pode confiar na administração dos Estados Unidos" porque ela está cheia de "desinformação", "manipulação" e "mentiras".

Washington deu bombas de fragmentação a Kiev não "para exibição em um museu militar ", disse Jofré, para enfatizar que as forças ucranianas as estão usando e as usarão contra civis.



RT

*CNRN - CENTRAL NOVOS RUMOS DE NOTÍCIAS




Acompanhe Portal Novos Rumos no Twitter, Facebook e no YouTube.





Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Portal Novos Rumos

Código da Notícia: PNR0508231












Comentários: 0