Presidente Maduro: “A Venezuela não será colônia de ninguém”
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou na quarta-feira que há tentativas de impor um governo fantoche e promover uma mudança de regime na Venezuela para transformá-la em uma colônia, após declarações de Donald Trump que reafirmaram a intenção de se apropriar do petróleo, das terras e de outros recursos venezuelanos.
O presidente afirmou que “trata-se simplesmente de um plano belicista e colonialista. Já dissemos isso muitas vezes, a verdade foi revelada: eles pretendem uma mudança de regime para impor um governo fantoche que acabará por entregar a soberania e transformar a Venezuela numa colônia ”.
O presidente Maduro declarou que a Venezuela continuará a comercializar todos os seus produtos, seu petróleo e outros recursos naturais que pertencem ao seu único dono, o povo, apesar da clara ameaça contida nas declarações de Trump.
“É ilegal, de acordo com todos os acordos, impedir o livre comércio marítimo nos mares e oceanos do mundo. Este não é um momento para corsários. A Venezuela continuará a comercializar todos os seus produtos . O comércio do nosso petróleo e dos nossos recursos naturais, que pertencem ao seu único e legítimo proprietário há séculos — o povo soberano venezuelano — continuará. Eles são os proprietários absolutos de toda a sua riqueza”, afirmou.
“Não tenho dúvidas de que nosso povo, em perfeita unidade cívico-militar-policial, defenderá nossos direitos históricos à nossa terra, nossas riquezas, minerais e petróleo”, afirmou, enfatizando que “defenderemos nossa Constituição”. “Estamos defendendo o que é mais sagrado para um país: o direito à vida de seu povo”, disse ele.
“Temos a força, a razão e o apoio dos povos do mundo diante dessa escalada desproporcional, ilegal e belicista. É hora de respeitar o direito internacional”, enfatizou.
Fonte: Telesurtv
|