Bilionários estrangeiros avançam sobre terras argentinas e já são donos de área do tamanho da Inglaterra | CNRN | Portal Novos Rumos








*CNRN COMBATENDO A DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS DA MÍDIA OCIDENTAL


País privatizado:

Ted Turner, Joe Lewis e Benetton: bilionários estrangeiros avançam sobre terras argentinas e já são donos de área do tamanho da Inglaterra



Um levantamento inédito realizado por pesquisadores da Universidade de Buenos Aires (UBA) e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) expôs, com base em dados oficiais, a dimensão da presença estrangeira sobre o território rural argentino.

O recém-lançado Mapa de Estrangeirização de Terras revela que 13 milhões de hectares do país estão nas mãos de estrangeiros – o equivalente a toda a província de Santa Fe, ou ao território da Inglaterra. Trata-se de 5% da superfície rural argentina, com picos que ultrapassam 60% em alguns departamentos.

Estados Unidos (2,7 milhões de hectares), Itália e Espanha concentram hoje metade da terra estrangeira registrada. Os chamados paraísos fiscais, se fossem considerados em bloco, ocupariam o segundo lugar na lista, com mais de 2,2 milhões de hectares, segundo os dados do observatório.

A pesquisa foi construída sem qualquer financiamento governamental, em meio ao desfinanciamento da ciência e das universidades públicas. Com acesso à base de dados do Registro Nacional de Terras Rurais, via Lei de Acesso à Informação Pública, os pesquisadores criaram uma ferramenta interativa que permite consultar, departamento por departamento, quais regiões superam os limites legais de posse por estrangeiros. Segundo a legislação vigente, sob ataque desde o início do governo de Javier Milei, o teto é de 15% por província ou departamento.

“A média nacional não mostra a gravidade do problema. Quando olhamos para os territórios, vemos zonas críticas nas fronteiras, em áreas de mineração, em torno de lagos e rios estratégicos”, afirma a socióloga Julieta Caggiano, uma das coordenadoras do observatório que produziu o estudo.

Fonte: Brasil de Fato / Editado por CNRN

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Portal Novos Rumos

Código da Notícia: CNRN-260126-2

Comentários: 0