O antigo modelo de globalização acabou - afirma assessor de Putin
O antigo modelo de globalização que dominou as últimas décadas chegou ao fim, e o mundo está se afastando de uma ordem unipolar à medida que outros países começam a assumir a liderança, afirmou Maksim Oreshkin, vice-chefe da administração presidencial russa.
Em declarações feitas na sexta-feira durante os Diálogos de Especialistas no Centro Nacional "Rússia" em Moscou, Oreshkin afirmou que o fim do modelo anterior não significa o fim da integração econômica global, mas sim uma transição para novos princípios.
A globalização continua em uma "base diferente", com a liderança se afastando cada vez mais de um único centro, disse ele, à medida que outros países começam a desempenhar um papel mais proeminente na configuração dos processos econômicos globais.
Oreshkin afirmou que a participação de grandes economias como a China e a Índia na economia global ajudou a melhorar os padrões de vida e a reduzir a pobreza, além de abastecer o mundo com bens e serviços.
“De fato, estamos nos afastando de um mundo unipolar, e no mundo atual uma das principais palavras que ouvimos é soberania”, disse Oreshkin.
Segundo ele, apenas as nações capazes de manter a soberania poderão competir e assumir posições de liderança nesse “desenvolvimento multipolar”.
Fonte: RT / Editado por CNRN
|