Portal Novos Rumos




Leitores cobram pedido de desculpas da agência Lupa


Post da Agência Lupa, comandada por Cristina Tardáguila, no Facebook, que publicou fake news contra os sites progressistas, gera indignação de seus próprios leitores, que cobram uma postura ética e um pedido de desculpas; leitores e seguidores da Agência de checagem nas rede sociais questionam os métodos, os interesses e, sobretudo, a ausência de uma retratação pública



Post da Agência Lupa no Facebook, que publicou fake news contra os sites progressistas, gera indignação de seus próprios leitores, que cobram uma postura ética e um pedido de desculpas. Leitores e seguidores da Agência de checagem nas rede sociais questionam os métodos, os interesses e, sobretudo, a ausência de uma retratação pública.

Leia alguns dos comentários de leitores publicados no Post da Agência no Facebook:

Emilia Lula M. de Morais
Um mau remendo para um feio deslize!
Esta agência Lupa rotulou de fakenews a vinda de Jean Grabois ao Brasil, como um emissário das palavras do Papa Francisco ao Presidente Lula, e acusou blogueiros alternativos de divulgar notícia falsa. No entanto, claramente falsa foi a nota divulgada - e retificada - pelo duvidoso site "Vatican News" o qual, há pouco tempo, já fizera circular uma negativa, depois também desmentida, a respeito do telefonema do Papa Francisco à família de Marielle!
Até agora, esta agência Lupa ainda não se retratou como deveria, pois não pediu as devidas desculpas aos blogueiros inculpados, assim como a sua parceira ou cúmplice nesse caso, a agência "Aos Fatos". Pela pressa em divulgar a denúncia de fake news, denúncia que, de fato, era a própria fake news, parece que as duas agências se lançaram ao muito suspeito papel de censores da mídia alternativa! Se trabalhar contra as fake news for isto o que vimos desde ontem, não corrigido ainda como deveria, enfatizo, o Facebook está sendo ludibriado, e os brasileiros estão ferrados!

Renato Faria Vocês ERRARAM !! Como podem ser uma agência que se diz combater FAKE NEWS, criando FAKE NEWS??? Estão colocnado lenha na fogueira. Não checaram corretamente os fatos, se basearam apenas em uma fonte. Lamentável !!! Deveriam se retratar de forma mais transparente como algo assim.. "NÓS ERRAMOS,,,"

Liege Simões E não vão se retratar para com os sites que vcs disseram que tinham publicado Fake News? Perderam a credibilidade. Feio, viu?!

Cristina Biazus Agora falta retirar a grave notícia falsa que vocês vincularam. A falta de ética de vocês , Agência Lupa, é proporcional a esse golpe que estamos vivendo . E vocês, divulgando todas essas mentiras, contribuem e muito para a pobreza de espírito por qual passa a nossa sociedade atual.

Flavia Melo Nenhuma retratação?? Porcaria de agência de checagem de fakes que posta fakes e não tem a decência de se retratar. Bem sabemos a quem servem! #LupaFake

Flavio Arthur Queiroz Vocês têm a obrigação de checar a sua "checagem" antes de veicular uma mentira. Vocês levaram em consideração apenas um site e nem consultaram os blogs de origem das notícias sobre o presente de Lula

Mauro Baracho Só no Brasil agência de checagem de fake news espalha fake news. Retratem-se aos veículos que vocês desrespeitaram. Isso é o mínimo.

Luciano De Marchi Mello E ainda mantém a postagem anterior, com o selo de falso, mesmo anexando a correção para "de olho" - mesmo após a mudança da página do Vaticano e a confirmação na carta de Juan Grabois. Foram rápidos ao desmentir a notícia e agora são cautelosos para admitir o próprio erro. Ficaremos "de olho" em vocês... Mas acabou. Perderam a credibilidade.

Ana Silva A parte positiva disto é que ficou escancarado que vocês têm lado na política. Essa mancha jamais será apagada. Ainda bem que há meios alternativos de informação, porque se dependesse da retratação de vocês ninguém saberia a coisa feia que vocês fizeram. Se forem honestos, darão a mesma repercussão no pedido de retratação da que deram quando mentiram. Mas acho que os chefes de vocês não deixarão isto acontecer, não é mesmo?

Palas Atena Não se trata de esclarecimento, mas de pedido de desculpa por vocês não terem checado nada. Ainda imputaram crime (fake news) à mídia alternativa. Que credibilidade vocês têm? Quem checa as suas checagens? Seria mais honesto lançar uma nota de desculpa com o mesmo estardalhaço com que divulgaram que a vinda do consultor do Vaticano com as bençãos do Papa para Lula era mentira.

Fonte: Brasil 247


Acompanhe Portal Novos Rumos no Twitter

e no Facebook.






Comentários:



Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com links externos ao site, em letras maiúsculas, que ultrapassem 1 mil caracteres, com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

Código da Notícia: PNR1406181