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A mente do crente está engarrafada na crença e esta não é experiência disso que é a verdade: Deus.
Muitas pessoas creem em Deus e outras não, são ateus. Existe também pessoas que não crê nem descreem. Estes últimos procuram se comportar bem na vida porque se por acaso houver Deus...
A crença em Deus não significa ter experimentado isso que
é Deus. Negar a Deus não significa ter experimentado isso
que é a verdade, isso que se chama Deus. Duvidar da
existência de Deus não significa ter experimentado a
verdade. Precisamos experimentar isso que nos pode
transformar radicalmente, isso que muitos chamam de
Deus, Alá, Tao, etc.
A mente do crente está engarrafada na crença e esta não é
experiência disso que é a verdade: Deus. A mente do ateu
está engarrafada na incredulidade e esta tampouco é
experiência do real, Deus, a verdade ou como queiramos
chamar ao divino. A mente que duvida da existência de
Deus está engarrafada no ceticismo e este não é a
verdade.
O que É, aquilo que é a verdade, Deus, Alá ou como O
queiramos chamar é bem diferente da crença, da negação
e do ceticismo. Isso que é a realidade nada tem que ver
com os três fatores de crença, negação e ceticismo.
Enquanto a mente esteja engarrafada em qualquer um
desses três fatores mencionados, não poderá experimentar
isso que os chineses chamam o Tao, isso que é o divino,
isso que é a verdade, Deus, Alá, etc.
Quem experimentou alguma vez isso que não se pode
definir, porque se se define se desfigura, isso que alguns
chamam de Deus, passa por uma transformação total,
radical e definitiva. Quando Pilatos perguntou a Jesus o que
era a verdade, este guardou silêncio e quando a Buda
fizeram a mesma pergunta, ele deu as costas e foi
andando.
Todo mundo quer opinar sobre a verdade, porém a
verdade nada tem que ver com as opiniões. A verdade
nada tem que ver com o pensamento. Ela é algo que
experimentamos na ausência do eu.
A verdade vem a nós como o ladrão da noite, quando
menos se espera. Realmente, a verdade é algo bem
paradoxal: quem sabe não a diz e quem diz não a sabe. A
verdade não é algo quieto, estático; ela é o desconhecido
de momento a momento. A verdade não é uma meta à qual
temos de chegar. Ela está escondia no fundo de cada
problema da vida diária, ela é como o sol que resplandece
por trás das negras nuvens de nossos defeitos pessoais. A
verdade não pertence ao tempo nem à eternidade. Ela está
além da eternidade e do tempo.
Devemos saber viver inteligentemente porque na vida
prática vivida de momento a momento podemos achar isso
que é a verdade. Depois da dura jornada de trabalho, bem
que podemos nos entregar à meditação interna. Precisamos
compreender bem no fundo a cada problema, cada
lembrança, cada defeito pessoal... Durante a meditação,
todas as nossas preocupações, amarguras e desejos vão
passando pela mentem em sinistro desfile. É urgente se
analisar cada uma dessas coisas da mente e extrair delas o
que é útil. Depois que o trágico desfile termina, a mente
fica profundamente quieta e em silêncio de forma
espontânea. Só a mente silenciosa, serena e quieta pode
experimentar esse elemento que transforma radicalmente e
que muitos chamam de Deus. A mente torpe e agitada, a
mente que busca, a mente que borboleteia de escolinha em
escolinha, de seita em seita, jamais poderá experimentar
isso que é a verdade.
A mente é uma substância plástica maravilhosa. Podemos
jogar com ela, trocar de forma à vontade e rotulá-la com
nomes de diferentes escolas, porém isso não significa ter
experimentado a verdade.
No mundo, há muitas pessoas que julga conhecer a verdade
sem nunca tê-la experimentado. Essas pessoas no geral
querem ensinar a verdade até àqueles que alguma vez já
a experimentaram. Quem alguma vez experimentou a
verdade não pode assassinar a ninguém. No entanto, é de
fato curioso notar como aqueles que jamais
experimentaram a verdade, assassinaram a muitos em
nome dela.
A verdade nada tem que ver com as ideias que nós
tenhamos na mente, a verdade não é da mente. Algumas
pessoas têm uma ideia sobre a verdade e outras têm outra
ideia, cada um tem suas próprias ideias sobre a verdade,
porém a verdade nada tem que ver com as ideias, ela é
radicalmente diferente de todas as ideias.
Precisamos nos transformar radicalmente e só a verdade
pode nos transformar. A verdade, Deus, Alá, o Tao ou
como quiserem chamá-la, é uma série de vivências sempre
expansivas, cada vez mais e mais significativas.
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Fonte: Samael Aun Weor
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