Cardiomegalia




O coração está dividido em quatro compartimentos: Aurícula esquerda ou átrio esquerdo;

• Aurícula direita ou átrio direito;

• Ventrículo direito;

• Ventrículo esquerdo.

CARDIOMEGALIA

É o termo usado para definir um aumento no volume do coração, seja às custas de um de seus compartimentos ou até de todos. Neste último caso temos a CARDIOMEGALIA GLOBAL.

A Cardiomegalia Global tem por principal causa a INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, que pode ser classificada em:

• GRAU I: Nas atividades normais ou habituais não surgem sintomas como dispnéia (falta de ar) ou fadiga;

• GRAU II: Nas atividades normais ou habituais o paciente já apresenta pequena limitação;

• GRAU III: Existe limitação nas atividades habituais, mas não em repouso;

• GRAU IV: Mesmo em repouso há falta de ar (dispnéia).

A CARDIOMEGALIA pode resultar de patologia congênita, ou seja, o nascimento já veio marcado por um defeito em uma das aurículas ou ventrículos, ou nas válvulas existentes no coração: Mitral, Aórtica e Tricúspide.

A Cardiomegalia Global resulta também de doenças não originadas no coração, como por exemplo LÚPUS ERITEMATOSO, ARTRITE REUMATÓIDE, DISTROFIA MUSCULAR PROGRESSIVA (doença que atinge progressivamente todos os músculos: e o coração é formado por músculos!).

São causas ainda de Cardiomegalia: doenças da tireóide, como o HIPOTIREOIDISMO, a amiloidose, a hemocromatose, leucemias, carcinoma metastático (com origem em outro órgão, vindo a localizar-se no coração).

A Cardiopatia Isquêmica em fase avançada e a Hipertensão Arterial Sistêmica por vários anos podem levar à Cardiomegalia às custas do crescimento ventricular esquerdo.

A Cardiomegalia com aumento da Aurícula Esquerda pode ocorrer por causa congênita, tal como a comunicação auricular indevida (neste caso, desde o nascimento o coração tem um pequeno orifício na parede entre as aurículas). Se da mesma forma existir defeito semelhante entre os ventrículos (comunicação intraventricular) também ocorre Cardiomegalia.

A estenose de válvula mitral (válvula que dá passagem do sangue da Aurícula Esquerda para o Ventrículo Esquerdo) pode torná-la incapaz de realizar sua função, causando a Insuficiência Mitral, com consequente Cardiomegalia.

São causas de Cardiomegalia às custas do ventrículo direito as doenças congênitas que levem à insuficiência da válvula tricúspide, a doença pulmonar obstrutiva crônica e a Hipertensão Pulmonar.

MEIOS DE DIAGNÓSTICO DE CARDIOMEGALIA

Em primeiro lugar as situações clínicas apresentadas com os sintomas analisados pelo médico e confirmados por elementos eletrocardiográficos que apontam possíveis crescimentos de partes ou de todo o coração, o Rx comum de tórax, o ecocardiograma e outros métodos de diagnóstico por imagem.

Fonte: Revista Novos Rumos Ciência & Saúde


Acompanhe Portal Novos Rumos no Twitter e no Facebook.






Comentários:



Todos os comentários são moderados, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Não há, contudo, moderação ideológica. A ideia é promover o debate mais livre possível, dentro de um patamar mínimo de bom senso e civilidade. Obrigado.

Código da Notícia: BRQAC19